domingo, 28 de agosto de 2011

Fórum Manguinhos: luta campo/cidade/favela

No próximo encontro do Fórum Social de Manguinhos, no dia 30 de agosto, das 17h30 às 20h, na Paróquia Santa Bernadete (Av. Dos Democráticos, 896, Higienópolis), acontece o Ciclo de Formação de Atores Sociais: A Mística da Luta na Relação Campo-Cidade-Favela. Este trabalho surgiu do desejo de compartilhamento de conhecimentos adquiridos por integrantes do Fórum Social de Manguinhos ao participarem, em junho passado, da 10ª Jornada de Agroecologia da Via Campesina, em Londrina/PR.

A reunião dos vários grupos rumo à Londrina se deu na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio envolvendo ativistas do MST, de movimentos sociais de Manguinhos e de Jacarepaguá. E, levar esta vivência de trocas de saberes para o Fórum é uma estratégia de fortalecer a luta emancipatória dos movimentos sociais.

Serviço:
Tema: Ciclo de Formação de Atores Sociais: A mística da luta na relação campo-cidade-favela
Local: - Paróquia Santa Bernadete - Av. dos Democráticos, nº 896 - Higienópolis
Horário: 17h às 20h

Seminário sobre território na UERJ

A UERJ sedia entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, das 9h às 17h, o II Seminário Rio de Janeiro: um olhar socioespacial. As discussões envolvem políticas públicas e território urbano e rural, onde se faz uma ligação entre o programa Minha Casa, Minha Vida, uma possível revisitação do BNH (banco público para financiamento e construção da casa própria). Serão abordadas também as seculares segregações, violências, desigualdades e desterritorialização das camadas populacionais empobrecidas e marginalizadas no município do Rio de Janeiro.
Outro aspecto em debate, serão as relações campo-cidade no contexto fluminense e o IPTU como instrumento de política urbana em cidades médias fluminenses. Assim como a diversidade de impactos a partir das ações da Petrobras, e das transformações socioespaciais de áreas densamente povoadas como Porto do Rio de Janeiro, municípios de Quissamã, Angra dos Reis e Parati.
O encontro acontece no auditório Pedro Césero – 2ª andar do Pavilhão João Lira Fº, Bloco A. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral, com direito a certificados de 20 horas.
Serviço: Evento: II Seminário Rio de Janeiro: Um olhar sociespacial
Horário: 9h às 18h.
Data: 31/08/2011 e 01/09/2011
Local: UERJ - auditório Pedro Césero – 2ª andar do Pavilhão João Lira Fº, Bloco A