quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Eleição para o CGI: inscrições

Os moradores do Complexo de Manguinhos elegem no próximo dia 15 de outubro, no CRJ Manguinhos, das 14h às 17h, seus representantes para o Conselho Gestor Intersetorial do Teias - Escola Manguinhos, órgão colegiado (participantes com direito a voz e voto) e deliberativo (decide) para a política de saúde no território. Somente os moradores desta região podem se candidatar a uma vaga de conselheiro em um dos 12 segmentos de cidadão-usuário. As inscrições vão até esta segunda-feira, 26/09/2011. Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição nas unidades de saúde locais (Clínica da Família Victor Valla, atrás da UPA Manguinhos, e Centro Municipal de Saúde de Manguinhos, que funciona dentro do Centro de Saúde-Escola Germano Sinval Faria/Ensp/Fiocruz).

As regras do processo eleitoral foram aprovadas na última reunião de mobilização para a constituição do CGI, em 14 de setembro, no CRJ Manguinhos, por cerca de 70 pessoas – entre moradores do Complexo de Manguinhos, trabalhadores e gestores da saúde. E, ao final do encontro houve apresentação dos primeiros interessados a uma das vagas nos 12 segmentos: Esporte, Grupos Étnicos e Minorizados (LGBT, Pessoas com Deficiência e Negros), Saúde e Meio Ambiente, Religião, Representações Comunitárias, Mulheres, Educação, Assistência Social/Direitos Humanos, Cultura, Criança/Adolescente, Idosos e Trabalho Cooperativo/Geração de Renda Solidária.

É importante saber que a atribuição do conselheiro é levar para as reuniões do Conselho Gestor Intersetorial questões importantes para a população. Ele ou ela participarão também de um processo formativo, para que possa atuar com mais eficiência não só na fiscalização, mas também apresentando propostas que visem a solução para problemas de saúde da população de Manguinhos.

Ao se inscrever nas Clínicas de Familia, o/a candidato/a pode conversar com membros da comissão eleitoral e eliminar possíveis dúvidas quanto ao processo eleitoral, responsabilidades do conselheiro, por exemplo. Na Clinica de Família Victor Valla, procure Danice ou Carla Lima, e no CMS Manguinhos fale com Hélcio, Itamar, João ou Patrícia Evangelista.

Os critérios para a candidatura são: ser morador do Complexo de Manguinhos; ter mais de 18 anos, mas para votar, pode ser acima de 16 anos. É importante ressaltar que os trabalhadores do TEIAS, residentes em Manguinhos, podem se candidatar como representantes dos segmentos dos moradores; e os candidatos de um segmento podem votar nos outros segmentos.
Sobre o Projeto Teias-Escola Manguinhos:

O Projeto Teias visa constituir, no bairro de Manguinhos, um território integrado de saúde, com um modelo participativo de gestão em saúde enfocando a intersetorialidade e os determinantes sociais da saúde. O conceito do Teias é uma estratégia de aperfeiçoamento político-institucional, gerencial e de organização da atenção do SUS.

Essa iniciativa é fruto da cooperação tripartite inédita entre Fiocruz (sob a coordenação da Ensp) governo estadual e Prefeitura do Rio de Janeiro, cujo objetivo é a conformação do bairro Manguinhos como um território de atenção à saúde integrada, transformador das práticas da atenção, bem como um espaço de inovação das práticas de ensino e de geração de conhecimento científico e tecnológico, que se traduzam em melhorias da condição atual de saúde e vida da população.

O objetivo do projeto é integrar as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, englobando equipes da Saúde da Família, de Saúde Bucal, Centros de Atenção Psicossocial e Núcleos de Apoio às Equipes de Saúde da Família, que funciona como uma pequena rede social e assistencial com ensino, pesquisa e inovação. Sua concepção está associada aos referenciais da promoção da saúde, com ações voltadas para participação comunitária e intersetorialidade para a transformação das condições de vida local. O projeto busca a construção de redes e de um território integrado a partir da constituição da cobertura de 100% da saúde da família. Dessa forma, é possível integrar as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde no território de Manguinhos.