segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Manguinhos e as Políticas para as Mulheres

Delegação na 3ª Conferência Municipal de Políticas Pública
para as Mulheres, realizada em setembro de 2011
Entre os dias 21 e 23 de outubro, quatro mulheres estarão representando o Complexo de Manguinhos na III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro. Patrícia Evangelista, Norma Maria de Souza e Simone dos Anjos, da Organização Mulheres de Atitude (OMA), e Deise Landim, da Organização Mulheres em Ação foram eleitas durante a etapa municipal, ocorrida em setembro:. Elas se juntarão as 800 participantes de 52 municípios no Instituto Metodista Bennett, Rua Marquês de Abrantes, 55 – Flamengo.

Para dar maior robustez às discussões sobre políticas para as mulheres no Rio de Janeiro, o evento contará com a presença da ministra Iriny Lopes, que participará da cerimônia de abertura, às 10h. Neste ano, o tema central da conferência é o fortalecimento da autonomia, erradicação da pobreza e contribuição para a emancipação e cidadania das mulheres.

Somente as delegadas terão direito à voz e voto, conforme estabelecido em Regimento Interno, o que não impede o comparecimento de observadoras e observadores.

Programação

1º. Dia - 21 de outubro
8h30 às 16h - Credenciamento das Delegadas e Convidadas
10h às 12h - Solenidade de Abertura da III CEPM
13h30 às 14h30 - Apresentação das Políticas Públicas para as Mulheres implementadas no Estado do Rio de Janeiro (SUDIM)
14h30 às 16h – Aprovação do Regulamento da III CEPM
16h às 18h - Confretarnização e Coquetel de Abertura

2º. Dia - 22 de outubro
9h às 11h – Continua o credenciamento das delegadas e convidadas 
10h às 13h – Grupos temáticos
13h às 14h - Almoço
14h às 17h – Continuação do Grupo temático
17h às 20h - Reuniões por segmento para escolha das Delegadas para a Conferência Nacional 

Dia 23 de outubro
9h ás 10h - Plenária para Homologação da Delegação do Estado do Rio de Janeiro para III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres 
10h às 13h - Plenária para Aprovação de propostas e recomendações dos Grupos de Trabalho e Moções
13h às 14h - Almoço
14h às 17h – Plenária para Aprovação de propostas e recomendações dos Grupos de Trabalho e Moções
17h – Apresentação da Delegação do Rio de Janeiro e Encerramento

Tema racial no contexto dos grandes eventos

Tal reflexão pode parecer um despropósito para alguns, mas para boa parcela da população brasileira não. Da mesma forma que para representantes dos governos federal e estadual, o tema mereceu um seminário reflexivo, que contou com as presenças da ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Rodrigo Neves, sendo organizado pela Superintendência de Promoção da Igualdade Racial, pelo Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e pela Firjan.

A ministra Luiza Bairros fez referências a uma visita feita a cidade norte-americana de Atlanta, há vinte anos, quando pode ver de perto todas as iniciativas preparatórias para os jogos olímpicos. “Fiquei impressionada com o que vi. O mais interessante, entretanto, é que em 1991 não tínhamos sequer idéia, aqui no Brasil, sobre o que seriam ações afirmativas, assim como não tínhamos também nenhuma segurança de que poderíamos viver um momento como o que estamos vivendo agora. É um prazer muito grande estar na abertura desse seminário e a nossa expectativa é de que o Brasil tenha a marca da inclusão como teve Atlanta já naquela época”, explicou a ministra.

O seminário teve como proposta possibilitar reflexões e definições de estratégias a serem aplicadas por gestores, empresários e sociedade civil na adoção de medidas ao enfrentamento das desigualdades raciais nos grandes eventos que o país receberá como a Copa 2014 e as Olimpíadas.

Rodrigo Neves afirmou que apesar da necessidade de se investir na educação e na redução da pobreza, não havia como “fechar os olhos para o racismo que ainda existe na sociedade brasileira. O Estado do Rio procura mudar esta realidade e estabeleceu uma medida inovadora e corajosa com a implantação de cotas no serviço público, para negros e indígenas. Esta medida é um desdobramento do Estatuto da Igualdade Racial, aprovado ainda no governo Lula. Outra ação desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos é a redução da pobreza extrema, que tem um recorte de gênero e raça”, disse ao acrescentar que cerca de 75% de quem vive na miséria é da população afro-descendente.

Este seminário, foi uma atividade desenvolvida dentro das iniciativas do Plano de Ação Conjunto pela Promoção da Igualdade Étnica e Racial (JAPER), assinado pelo Brasil e os Estados Unidos, em 2008, e tem por objetivo compartilhar experiências realizadas nas Olimpíadas de Atlanta, onde foram adotadas medidas para inclusão da população afro-descendente.

Denis Hearne, representante do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, há que se aproveitar os holofotes que incidem sobre o Brasil e Rio de Janeiro, por conta desses grandes eventos e não perder esse momento para discutir e pensar numa sociedade mais igualitária. “Os Estados Unidos e o Brasil assinaram um acordo para a eliminação da desigualdade e a promoção da igualdade racial, em 2008. Este foi o primeiro pacto desta natureza nesta nova etapa da nossa diplomacia, a diplomacia social.”

Texto baseado no http://www.rj.gov.br/web/seasdh/exibeconteudo?article-id=630746

CCS/Fiocruz avalia projetos

Para quem enviou projetos para o Edital da Coordenadoria da Cooperação Social da Presidência da Fiocruz e, claro, estava super ansioso ou ansiosa, deve tentar manter a calma por mais alguns dias. Pois, será no dia 18 de outubro que a CCS/Fiocruz divulgará a lista dos 20 projetos voltados para mudanças na saúde e nas condições de vida de comunidades que receberão apoio da Fiocruz.

As propostas poderão receber financiamento de até R$ 50 mil, no período de 12 meses. A comissão de análise e seleção recebeu 64 projetos por meio do segundo edital da Cooperação Social para Desenvolvimento Territorializado (CSDT 002/2011), com recurso total de R$ 1 milhão.

De acordo com o edital deste ano, prevê-se a escolha de até dez propostas dirigidas às populações próximas aos campi de Manguinhos e Mata Atlântica, com o objetivo de reforçar as políticas sociais promovidas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nesses locais.

As outras iniciativas devem ser desenvolvidas em outras regiões. Serão priorizados projetos que identifiquem e possam inserir tecnologias sociais. É bacana lembrar, que no primeiro edital (2009/2010), foram recebidos 46 projetos e selecionados 16.

Enquanto isso, é torcer, torcer e torcer...

O PAC Manguinhos é tema de mestrado

Trata-se da dissertação de mestrado de Humberto Ferreira da Silva - A Mobilidade em Manguinhos e a Efetividade Social das Intervenções do PAC, a ser defendida no dia 16 de novembro, quarta-feira.

A banca contará com a participação dos professores doutores: Mauro Kleiman (orientador), Cláudia Ribeiro Pfeiffer (IPPUR/UFRJ), Viviani de Moraes Freitas Ribeiro (INEA-RJ).

A defesa acontecerá no IPPUR, às 9h30, na sala 526-A, na Av. Pedro Calmon, nº 550 - Prédio da Reitoria, 5º andar Cidade Universitária, Fundão.

Vai ser um momento interessante e importante para quem, é claro, puder acompanhar a apresentação, pois além de conhecer como o pesquisador tratou das polêmicas  remoções e ações de intervenção do Estado, também poderão apoiá-lo em tão árdua tarefa de levar para a Academia um tema denso e caro para a sociedade e, em especial, os moradores do território de Manguinhos.