sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Consulta Pública: agrotóxicos X saúde

Consulta pública para banir agrotóxicos prejudiciais à saúde



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu duas consultas públicas recomendando o banimento dos agrotóxicos parationa metílicia e forato. As recomendações da Anvisa estão baseadas em estudos científicos que relacionam o uso desses agrotóxicos a problemas de saúde.

"Nossa medida pretende reduzir o risco da população exposta a esses produtos, tendo em vista que são extremamente tóxicos e estão sofrendo restrições de uso em diversos países", afirma o diretor da Agência, Agenor Álvares.
A parationa metílica é um inseticida e acaricida que tem uso autorizado nas culturas do algodão, alho, arroz, batata, cebola, feijão, milho, soja e trigo. "Este agrotóxico possui características neurotóxicas, imunotóxicas, mutagênicas e provoca toxicidade para os sistemas endócrino e reprodutor e para o desenvolvimento de embriões e fetos, além de gerar desordens psiquiátricas", explica Álvares.

Quanto ao forato, o produto pode provocar letalidade em doses baixas por diferentes vias de exposição e está associado ao diabetes mellitus na gravidez, toxicidade reprodutiva e para o sistema respiratório, nefrotoxicidade e neurotoxicidade. Esse agrotóxico é um inseticida, acaricida e nematicida (empregado para combater alguns parasitas) utilizado no cultivo do algodão, amendoim, batata, café, feijão, milho, tomate e trigo.

Curso livre: Formação em Gestão de Projetos e Organizações sócio-comunitários

Seguem até o dia 9 de março as pré-inscrições para o Curso livre Formação em Gestão de Projetos e Organizações sócio-comunitários. As inscrições devem ser feitas através do link http://www.dirad.fiocruz.br/?q=node/217. A aula inaugural está prevista para o dia 15 de março, às 9h, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), na sala 407.

Organizado em parceria com as Assessorias de Cooperação Social da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Presidência e da Diretoria de Administração (Dirad), o curso tem como objetivo capacitar agentes sociais na elaboração e gestão de projetos sócio-comunitários.

Esta iniciativa integra um dos programas sociais que vem sendo desenvolvidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na busca da promoção da saúde e do desenvolvimento social.

O Curso livre Formação em Gestão de Projetos e Organizações sócio-comunitários é uma junção da Oficina de Elaboração de Projetos Comunitários e do Curso Gestão de Projetos Sócio-comunitários, organizado desde 2009, pelo Programa de Desenvolvimento Social (PDGS) da Dirad, sob a coordenação de Patrícia Nassif.

A carga horária total do curso é de 120 horas, distribuídas em aulas que acontecerão em 16 semanas, todas as terças e quintas-feiras, das 9 às 13 horas.

Como as vagas são limitadas, o interessado deve ficar atento ao prazo de encerramento das pré-inscrições – 9 de março. As pré-inscrições são feitas, somente, através do link http://www.dirad.fiocruz.br/?q=node/217, baixe o arquivo da ficha e a encaminhe para o e-mail: vanessasoares@fiocruz.br

Mais informações pelo telefone: (21) 3836-2711, em horário comercial.