segunda-feira, 28 de maio de 2012

Debates: Quem sustenta o desenvolvimento sustentável?

































No dia 29 de maio, terça-feira, às 9h30, acontece na Fiocruz o seminário Os Impactos ambientais e à saúde decorrentes dos grandes empreendimentos no Rio de Janeiro: atingidos da TKCSA, do Comperj e do Porto do Açu.

O seminário será a última atividade do Ciclo de Debates Quem sustenta o desenvolvimento sustentável? antes da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - a Rio+20.

Todos Rumo a Rio+20 na defesa da saude ambiental, da justica social e ambiental e da soberania dos povos!!!

Governança em Manguinhos: elementos para o debate

Participação social. Território de exceção. Redes. Intersetorialidade. Violência. Desrespeito ao direito de ir e vir. Integração. Fortalecimento. Consolidação. Articulação. Mais do que palavras e intenções, a paulatina conquista da concretude de uma governança em Manguinhos norteou o terceiro e último encontro do Ciclo de Debates Participação e Tecnologia Social em Saúde, ocorrido no dia 15 de maio, no Museu da Vida (COC/Fiocruz).

O evento, realizado pela Coordenadoria Cooperação Social da Presidência-Fiocruz, responsável pela Linha Participação Social do PDTSP-Teias (VPPLR/Fiocruz), contou com o apoio da Assessoria de Cooperação Social da ENSP, e foi dividido em dois momentos: apresentação de experiências desenvolvidas no território de Manguinhos e um grande debate a partir da apreensão das abordagens anteriores.

À mesa de abertura, Tania Fernandes, representando a Direção da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz); Roberta Rargento, pela Coordenação do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Pública – PDTSP-Teias, falou sobre a criação de tecnologias sociais em saúde dentro do território de Manguinhos; Marcelo Rasga, representando a Direção da ENSP ressaltou que a discussão sobre governança em Manguinhos acontece num momento histórico propício para avanços nessa área: Hoje existem mais de 5.000 mil Conselhos municipais.

A Rede existe: forte, ampla, chegando a todos os setores, mas tem que ser legitimada, pelo Estado, que deve reconhecer suas deliberações e pela sociedade; para que se tenha o entendimento de que suas decisões não são arbitrárias e sim propostas dos representantes da sociedade nos conselhos. 
Relato de experiências: DLIS Manguinhos é marco histórico
- DLIS Manguinhos - Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, com Regina Bodstein (DCS/ENSP);
- Fórum Social de Manguinhos, Michelle Oliveira (liderança comunitária local);
- Conselho Comunitário de Manguinhos e Rede Manguinhos Sustentável, com Alex Vargas (PDTSP Teias/Participação Social);
- Conselhos de Saúde do território (Centro de Saúde, Conselho Gestor Intersetorial do Teias), com Rosane Marques (Coop. Social/ENSP);
- Gestão Participativa Territorializada, com Leonardo Bueno (Coordenadoria de Cooperação Social/Fiocruz);
- Governança, com Gilson Antunes (diretor do Campus Fiocruz Mata Atlântica).
- Ana Sperandio, pesquisadora da Unicamp, atuou como mediadora na apresentação dos relatos e, à tarde coordenou o debate sobre governança, redes e intersetorialidade no território de Manguinhos.

Fonte: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/30275

Seminário no ICICT/Fiocruz sobre acesso livre aos dados ambientis



O cidadão sabe o que são dados ambientais? Os dados ambientais estão disponíveis para a população? Que uso se pode fazer deles? Qual o impacto do acesso aos dados ambientais nas políticas públicas e no dia a dia do cidadão? Este acesso fortalece a democracia e a governabilidade ambiental?

Para debater essas e outras questões, o Icict – Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fiocruz, realizará no dia 31 de maio, de 10h às 13h, o seminário “Icict na Rio +20: Acesso livre aos dados ambientais.”

Palestrantes
- Carlos Tautz, jornalista e coordenador do Instituto Mais Democracia; 
- Flavio Ahmed, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/RJ e representante da Cúpula dos Povos;
- Gilberto Câmara, pesquisador, ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), especialista em modelos de mudança do uso da terra aplicados; 
- Rosany Bochner, pesquisadora do Icict e coordenadora do Sistema Nacional de Informações Tóxicofarmacológicas (Sinitox).

Serviço:
Evento: Seminário Icict na Rio +20 – Tema: “Acesso livre aos dados ambientais”
Data: 31/05/2012 – De 10h às 13h.
Local: Av. Brasil, 4.365, Pavilhão Haity Moussatché, em Manguinhos, Rio de Janeiro
Entrada Franca


http://www.fiocruz.br/icict/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2145&sid=18

Comitê Afro – Rio + 20

SEMINÁRIO  RIO + 20
  
Será Realizado no dia 2 de junho de 2012, sábado, das 9h às 17h, no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian (Rua Benedito Hipólito,185, Praça Onze), o "Seminário não Terá 'Iluminados' e sim participação de todos", com seis grupos de debates, sendo seis subtemas tendo como base "Eliminação da pobreza, proposta das Nações Unidas (ONU) para a Rio + 20, porém com Olhar de Militantes Negros  do Rio de Janeiro". O Seminário está previsto para cem (100) participantes.
 
Comitê Afro – Rio + 20
O Comitê Afro Rio + 20, estará organizando debates em espaço próprio durante a Conferência da ONU.