sexta-feira, 29 de junho de 2012

Fiocruz repudia assassinatos de pescadores da Baía de Guanabara e se solidariza com os movimentos sociais

A Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) torna público o seu veemente repúdio pelos brutais assassinatos dos pescadores e ativistas João Luiz Telles Penetra (Pituca), de 40 anos, e Almir Nogueira de Amorim, de 45 anos, que morreram na madrugada do sábado passado (23/6), na Baía de Guanabara. Ambos tiveram pés e mãos amarrados e morreram afogados.

João Luiz e Almir integravam a Associação Homens e Mulheres do Mar (Ahomar) e militavam no movimento ambientalista da baía. Em 18 de junho, durante a Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, os dois participaram de uma atividade da tenda Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, organizada pela Fiocruz.

João Luiz e Almir lutavam contra o fim da pesca artesanal e pela preservação das derradeiras áreas de manguezais – cada vez mais devastadas – da Baía de Guanabara. João Luiz era um dos últimos articuladores da resistência da pesca artesanal na Ilha de Paquetá.

A Fiocruz se junta aos demais ambientalistas e entidades da sociedade civil no movimento de solidariedade às famílias das vítimas deste ato odioso e também espera, por parte das autoridades competentes, uma investigação que leve ao total esclarecimento do caso, à punição dos responsáveis pelas mortes e à proteção dos outros militantes.

Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz
Valcler Fernandes, vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz

Prorrogadas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 4º anos do Ensino Médio - incluso os Ensino Profissionalizante e de Jovens e Adultos - ainda têm oportunidade de se inscreverem para a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA): o prazo das inscrições foi prorrogado até o dia 2 de julho. As modalidades são Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências

A OBSMA é um projeto educativo que busca estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas brasileiras, incentivando professores e alunos a produzirem trabalhos relacionados à saúde, meio ambiente e qualidade de vida.

Para participar, os professores devem acessar o site www.olimpiada.fiocruz.br e inscrever os trabalhos realizados com seus alunos na temática da Olimpíada. Estão entre os objetivos da OBSMA: (1) incentivar a realização de atividades interdisciplinares relacionadas à saúde, ao meio ambiente e à qualidade de vida, nas escolas brasileiras de educação básica e (2) conhecer, valorizar e divulgar estas atividades.