segunda-feira, 23 de julho de 2012

II Mostra vide Urbe, várias peles da cidade


Desde 19/07/2012, o Rio de Janeiro sedia a II mostra Vide Urbe – uma mostra itinerante totalmente dedicada à videoarte em espaços públicos. Artistas convidados, além de artistas selecionados por chamada pública, e artistas e coletivos parceiros, participam com trabalhos artísticos que vão explorar, como suporte, as múltiplas peles da cidade, em especial suas praças – pontos de encontro.

Em Manguinhos, a Estética Central é um evento anual que permite que qualquer pessoa possa produzir seus próprios vídeos e, quem sabe, até descobrir uma vocação. Neste vídeo, uma mixagem de visões sobre o cotidiano da Central do Brasil, seus personagens, trânsitos e estéticas.

A exibição será no dia 27 de julho, sexta-feira, às 19h e meia noite, na Biblioteca Parque de Manguinhos, na área externa. É a chamada Noite de Testes e Intervenções Coletivas.

Brasília analisa movimentos sociais


Qualificar o processo de formação no governo federal sobre a importância política e estratégica dos movimentos sociais para a democratização do Estado. Esta é a proposta do 1° Seminário Direitos: propostas e conquistas. Histórico e a atualidade da agenda dos movimentos sociais, que acontecerá em Brasília, no Palácio do Planalto, no próximo dia 26 de julho.

“Este seminário é muito importante, não só por ser uma realização da Secretaria Geral da Presidência, mas por estar pautando a agenda dos movimentos sociais junto ao Governo Federal”, ressaltou Mayalu Matos, coordenadora da Assessoria de Cooperação Social da ENSP/Fiocruz, convidada para participar do seminário.

O evento contará com as palestras de Carmen Foro e Antônio Alberto Machado.

Carmen Foro, vice-presidenta da CUT – Central Única dos Trabalhadores e coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Confederação Nacional de Trabalhadoras da Agricultura, CONTAGO.
O professor Antonio Machado é membro do Ministério Público do Estado de São Paulo e professor livre-docente do curso de direito da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Franca-SP.

Semana do "Arraiá das Marias"

Meninas e Meninos
Não percam duas comemorações promovidas pela Casa da Mulher de Manguinhos, em parceria com o CRJ Manguinhos, além de apoio de muita moça e moço bacana e instituições parceiras.
A programação do Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha começou no dia 14 de julho, mas no dia 25quarta-feira, haverá Atividade Cultural "Mostra Comunitária no Brasil" no CEDIM (Rua Camerino, 51 - Centro); e no dia 28, sábado, a culminância será no CRJ Manguinhos - oficina sobre autoestima, lançamento do painel "Mulheres na Liderança Comunitária, feijoada da troca, Arraiá das Marias e a palestra com representante do Sindicato das Empregadas Domésticas”.

A atividade é aberta a todos e a todas... se 'acheguem' que o "Arraiá das Marias" vai bombar!!!
O que ocorreu no dia 25 de julho, quando se comemora o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha?
.....Nesta data, em 1992, foi realizado o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingo, República Dominicana. 
.......O objetivo deste marco internacional é ampliar e fortalecer as organizações de mulheres negras, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais. É um dia para ampliar parcerias, mostrar ao mundo as lutas, as ações, promover, valorizar e debater sobre a identidade da mulher negra brasileira.