quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Academia e Movimentos Sociais, diálogos possíveis


Diálogos entre Academia e Movimentos Sociais' é o nome do seminário que acontece nos dias 6 e 7 de agosto na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). No primeiro dia, o evento começará às 9h e será encerrado às 17h. Já o segundo e último dia, será das 9h às 12h.
Este seminário marca o início do ano letivo da primeira turma do Curso de Especialização em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos. 
O auditório da ENSP está localizado na Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Térreo - Manguinhos.





Conselho Gestor da Lona Cultural da Ilha do Governador

Uma experiência interessante que merece destaque, apesar de ser um pouco longe de Manguinhos. Trata-se de convite feito pelo movimento comunitário-cultural SOS Lona da Ilha que estará com uma tenda e caixa de som na Praça da Ribeira, na Ilha do Governador, no sábado, 4 de agosto, das 9h às 14h. O pessoal estará coletando assinaturas pela implantação do Conselho Gestor da lona cultural da Ilha que é previsto em Lei Municipal e, infelizmente, nunca saiu do papel. Vamos todos de camisa do SOS Lona da Ilha e levar faixas. 
Todos estão convidados: moradores, poetas e músicos, blocos de carnaval, bandas, grupos de capoeira e teatro com seus instrumentos e suas propostas e críticas. 
A ideia é fazer uma Tribuna Livre onde qualquer morador poderá dar sua opinião sobre a atual situação de abandono e depredação das instalações (lona rasgada etc), e falta de transparência na prestação de contas da lona da ilha. Os gestores recebem mensalmente R$ 25 mil da Prefeitura do Rio (Secretaria Municipal de Cultura) e mesmo assim não funciona, vive fechada, não tem programação para a comunidade. O movimento confirmou a presença do músico Rás Bernardo Profissional , ex. vocalista da banda Cidade Negra. 
Também Os Ciclanos e a Associação Rio Antigo de Ecologia e Cultura com apoio da ACIG (Associação de Ciclistas da Ilha do Governador) estarão lançando Campanha de Educação no Trânsito na praça da Ribeira com distribuição de cartilhas educativas em favor da implantação do ANEL CICLOVIÁRIO DA ILHA, com 21 km passando por toda orla marítima do bairro. A obra teve o resultado da licitação pública publicada há poucos dias no Diário Oficial do Município do RJ. 
Na ocasião, também será passado o abaixo assinado contra o desmatamento de área verde no Jardim Guanabara e divulgar na Tribuna Livre. 
Quem puder, vá, será um momento de muita importância não só para as comunidades da região, como para outras localidades, porque a cada vitória de demandas resolvidas, é uma vitória de todos e todas.
Mais informações: Sérgio Ricardo Tel. 9734-8088

Roda de Conversa sobre Arte, Saúde, Cultura e Mobilização

Você sabe qual a relação entre arte, saúde e cultura?
Você sabe que a brincadeira e a fantasia podem promover saúde?
Você já ouviu falar em cultura da paz?
Você jovem: já se ligou no quanto você pode ajudar sua comunidade?

Essas e outras questões serão debatidas na próxima terça-feira (07/08) às 14h, na Biblioteca-Parque de Manguinhos, num encontro informal onde ninguém sabe mais do que ninguém, e todos têm oportunidade de se expressar.

A roda de conversa contará com a presença da educadora, palhaça e pedagoga hospitalar Cléo Lima (Coordenação de Educação e Saúde da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro - SPS/SMSDC-RJ) e com o jovem dinamizador e arte-educador Lucas Pablo Oliveira (Adolescentro Rocinha/RAP da Saúde).

As rodas de conversa são parte integrante do Projeto CAIS, desenvolvido pelo Instituto de Informação Científica e Tecnológica em Saúde para integrar as ações da Cooperação Social da FIOCRUZ no território de Manguinhos.

Um CAIS é quase sempre um espaço de circulação. Seguindo este raciocínio, o Projeto CAIS compõe uma agenda com debates, palestras, seminários e oficinas sobre temas de saúde e cultura no território de Manguinhos.

Embarque nessa!

SERVIÇO:CAIS - Roda de conversa sobre arte, saúde, cultura e mobilização
Data: 07/08/2012 - 
Horário: 14:20
Âncoras: Cleo Lima e Lucas Pablo
Local: Biblioteca-Parque de Manguinhos
Endereço: Av. Dom Helder Câmara, 1184 - Benfica – Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2334-8915/ 2334-8916/ 2334-8917