sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Universidade Popular de Arte e Ciência, por Vitor Pordeus

Numa entrevista postada no youtube para o Programa Sala de Convidados Vitor Pordeus fala do conceito de uma universidade aberta, ou seja, Universidade Popular de Arte e Ciência, que se fundamenta no diálogo com saberes não formais. É um assunto pra lá de interessante, ainda mais num momento em que o Conselho de Medicina briga com o Ministério de Saúde para eliminar o parto em casa...


Veja abaixo a proposta e assista a entrevista clicando no link abaixo

Imagine uma universidade sem muros, paredes ou até mesmo um território demarcado. Um curso sem qualquer programação, onde o aluno é quem dá o ritmo de seu projeto. A Universidade Popular de Arte e Ciência é exatamente assim. 


O caminho é experimentar a junção entre a arte e a ciência em todas as suas possibilidades e buscar alternativas para uma vida mais saudável. 

Você acha que é um conceito muito diferente? Pra gente entender essa idéia e saber onde ela já se aplica, hoje nós recebemos em nosso estúdio Vitor Pordeus, que é coordenador do núcleo Cultura, Ciência e Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

http://www.youtube.com/watch?v=3-wQva9jrpQ&feature=share




CGI também foi tema de entrevista na Rádio Nacional


Rosane Marques, da ACS/ENSP/Fiocruz, em agosto de 2011, em pleno processo de mobilização para constituição do Conselho Gestor Intersetorial do Teias- Esola Manguinhos, deu uma entrevista bacana no quadro Rio Afro da Rádio Nacional AM sobre o conselho. Ela foi entrevistada por Luiz Gollo, radialista e apresentador do quadro, que ia ao ar às segundas-feiras, às 9h45, atualmente há uma reformulação da grade da emissora com remanejamento da programação, em breve anunciaremos o horário da veiculação do programa.

Segundo Rosane, uma experiência marcante, pois fora a primeira vez que estivera em um estúdio de gravação radiofônico. Mas, para quem estava de fora, parecia que a companheira era uma veterana amiga dos microfones.


Para dividir este momento com quem não esteve lá, mas que está cá, Rosane fez um pequeno vídeo que postou no youtube sobre esta experiência. Então pessoal, clique no link abaixo e veja como foi a entrevista e conheça, mesmo que superficialmente, um estúdio de rádio comercial.
http://www.youtube.com/user/PartCidManguinhos

Justiça despeja comunidade quilombola atendendo a Marinha


Mais um vergonhoso capítulo da História do Brasil que dá o seguinte recado: Constituição Federal é para alguns!