segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Alunos do LAISS visitam Museu das Telecomunicações da Oi Futuro

No dia 18 de agosto, o Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (LAISS), junto ao Centro e Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), promoveu uma visita ao Museu das Telecomunicações da Oi Futuro para os 20 alunos e alunas moradores de Manguinhos, parceiros integrantes do Grupo de Trabalho do Projeto de Avaliação de Sites de Saúde.

A articulação para a realização deste passeio pedagógico foi desenvolvido pela professora Mari Luci Paschoal, a mais nova integrante do LAISS. Ela conseguiu, junto aos organizadores da Oi, um ônibus que buscou os alunos e seus acompanhantes na Fiocruz, incluindo seu retorno.

O Museu está localizado no bairro do Flamengo e a exposição conta a história das telecomunicações, do telephone (com ph) e pés de ferro até celulares de última geração com diversas mídias convergidas.

A visita ocorreu em dois momentos. No primeiro, os presentes conheceram a exposição “Agora Sim – O Que Pode Um Corpo”. Videoinstalação, instalação fotográfica e três vídeos integram a mostra. Eles interagiram com a obra, característica desse tipo de arte, passeando pela sala ampla rodeada de vídeos e coberta por marcações feitas em fita crepe em forma de cruz no chão. As mesmas marcações eram exibidas o tempo todo nos vídeos projetados nas paredes. Como explicado pela nossa guia Rafaela, o centro da cruzes representam os espaços ocupados por uma bailarina.

Depois a guia Rafaela conduziu o pessoal até o último andar onde fica o Museu das Telecomunicações. A dinâmica de visitação é inovadora. Cada pessoa carrega consigo um fone de ouvido e um aparelho que emite um sinal óptico e controla o volume do fone. Cada obra exposta possui uma região que pode ser ativada por esse aparelho e imediatamente a informação sobre ela é sincronizada e começa a tocar no fone. Além disso, muitas obras são interativas, podendo ser tocadas e manipuladas através de telas do tipo touchscreen.

Em depoimentos postados no Facebook do LAISS, os alunos tecem comentários sobre a visitação. Elenice de Souza ressaltou a importância do conhecimento dos avanços tecnológicos e das perspectivas para o futuro, “as melhores possíveis”. Já Simone Quintella mostrou como a visita foi significativa para ela e sua comunidade. Em uma parte da exposição que tratava dos primeiros orelhões comunitários, encontraram uma foto da Comunidade do Amorim, em frente sua casa, porém descrita como se fosse na Maré. Eles avisaram à guia Rafaela que prometeu comunicar o erro aos organizadores da obra.

Fonte: LAIS/CSEGSF/ENSP/FIOCRUZ

Manguinhos em Debate!!!


MANGUINHOS EM DEBATE!
VENHA FALAR SOBRE MANGUINHOS!
TRAGA A SUA OPINIÃO PARA A RUA!

 
COMO É MORAR EM MANGUINHOS?

O Grupo de Discussão sobre Moradia, coletivo de discussão composto por moradores de Manguinhos e pesquisadores do tema, convida a todos a conversar sobre o tema “Morar em Manguinhos", no dia 1º de setembro, das 11h às 14hs, na Sala Meu Bairro, na Biblioteca Parque de Manguinhos. A proposta é elaborar uma agenda propositiva para o território de Manguinhos. 

"Não podemos esquecer que as eleições de 2012 estão chegando e esta é uma oportunidade para  reacendermos a chama da discussão, principalmente pelo fato de termos vários candidatos com raízes nas comunidades",  afirmou Fabiana Melo, integrante do Grupo de Discussão sobre Moradia.

Ao final da atividade esperamos pensar um próximo encontro e caminhos para melhorar a vida em Manguinhos.

        Os participantes do evento poderão expressar suas opiniões das seguintes formas: 

- URNA: Uma urna será instalada em frente à Biblioteca Parque de  Manguinhos para que os participantes possam escrever sobre os problemas e /ou melhorias em Manguinhos. 
- VIDEO-CABINE: Uma cabine com uma câmera onde o participante poderá falar para mundo.  
- PLENÁRIA ABERTA: Na sala “Meu Bairro”, dentro da Biblioteca de Manguinhos, movimentos sociais, moradores e quem mais quiser irá acompanhar a apresentação de algumas informações importantes e participar de um debate aberto sobre o tema.

Participe e contribua para o enriquecimento do debate!

Serviço:
Dia: 1º/09/2012
Local: Biblioteca Parque de Manguinhos, sala "Meu Bairro" (Av. Dom Hélder Câmara, 1184, atrás do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Villa)
Horário: 11h às 14h