sexta-feira, 14 de setembro de 2012

No Ritmo do Museu da Vida

Preparem-se, pois amanhã, sábado, 15/09, o Museu da Vida/Fiocruz preparou uma programação musical especial para toda a família. Várias atividades gratuitas relacionadas à música com apresentações da Filhos da Água (escola de samba mirim da Portela), das bandas Canto Cego, Troia e Let's Go e dos grupos Música na Calçada, Os Optimistas, entre outros.

Os Contadores de Histórias irão promover uma atividad em conjunto com o Coral Fiocruz. Os visitantes do Museu da Vida poderão participar ainda de oficinas e muitas brincadeiras, num dia em que a ciência é que vai dar o tom!

ÔNIBUS GRATUITO - É bacana saber que a Fiocruz vai disponibilizar transporte de ida para o Museu da Vida e retorno para a Escola Mulnicipal Albino Souza Cruz, bem como a Biblioteca Parque de Manguinhos.

Quem preferir pode ir direto para o Museu da Vida, sem usar este ônibus. Mas, é bom saber que é muito importante participar com um responsável e apresentar um documento com fotografia.

Portanto, venha participar, traga suas crianças, seus adolescentes, seus familiares e amigos.

Verifique os horários dos ônibus:

Embarque para o Museu da Vida - 10h - Saída: Escola Municipal Albino Souza Cruz - Av. dos Democráticos, 265 - Manguinhos
Retorno para a  EM Albino Souza Cruz -13h - Saída: Mulseu da Vida

Embarque para o Museu da Vida - 13h30 - Saída: Biblioteca Parque de Manguinhos
Retorno para a Biblioteca Parque de Manguinhos - 15h50 - Saída: Museu da Vida

Serviço: 
NO RITMO DO MUSEU DA VIDA
Evento Gratuito
Data: 15 de setmbro, sábado
Horário: Av. Brasil, 4.365 - Manguinhos - dentro do campus da Fiocruz e próximo à passarela 6
Informações: 21 2590-6747 - recepcaomv@coc.fiocruz.br

Debates com Prefeitáveis do Rio

A corrida contra o tempo dos candidatos aos cargos eletivos (Prefeito e Vereadores) promete boas oportunidades para que sejam sabatinados sobre em que medida as demandas da sociedade civil estão sendo contempladas em suas plataformas políticas. 

Na segunda-feira, 17 de setembro, 14h, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, recebe os "Prefeitáveis" para uma roda de conversa com pesquisadores, professores, alunos, conselheiros de saúde e moradores do Complexo de Manguinhos. 
Na ocasião, a moradora de Manguinhos e conselheira de saúde, Simone dos Anjos, entregará o abaixo assinado reinvindicando o CAPs Ad em Manguinhos. Tal reivindicação é uma demanda sinalizada pelos moradores e profissionais da saúde durante a Conferência Local de Saúde, realizada em julho de 2011.

Outra oportunidade será no dia seguinte, 18, às 17h, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), promove o bate papo no auditório 91, bloco F, 9º andar.

Então, pessoal, vamos pensar nas demandas - que não são poucas - que são relacionadas com a gestão do futuro Prefeito do município do Rio de Janeiro, e façam uma listinha e mandem brasa. Pois este é o momento de tirar dúvidas, estar atentos às falas, às promessas, para depois cobrar. É importante primeiro estar ligado nas atribuições do/a Prefeito/a. Ele/a não poderá prometer coisas que estão a cargo de um governador ou do presidente da República. 

E, depois, galerinha, quem puder e quiser, envie seus comentários sobre o que rolou. Ficamos no aguardo de suas impressões.

Oportunidade de Trabalho: desenvolvimento de sites e sistema web

A Secretaria Executiva de Comunicação da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), sediada na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), seleciona candidato (a) para ocupar vaga de profissional de informática, para desenvolvimento de sites e sistema web.
O (a) candidato (a) deverá preencher os seguintes requisitos: 

· Ter nível superior completo na área;
· Ter conhecimentos de: programação orientada a objetos PHP; Mysql; JavaScript; Ajax (conceitos); HTML/XHTML/DHTML; e CSS
· Conhecimentos desejáveis: CMS (Joomla/Drupal/Wordpress)
Carga horária: 40 horas semanais
Salário: R$ 3.338,00
Adicionais: vale refeição de R$ 306,00 + vale transporte + plano de saúde
Horário de trabalho: de segunda a sexta, das 9h às 18h.
Local de trabalho: Serviço de Informática da EPSJV, Avenida Brasil, 4.365, 1º andar (sala 103), Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ.
Os interessados deverão enviar currículo para retsus@fiocruz.br, até o dia 27 de setembro de 2012, indicando no assunto ‘Vaga em desenvolvimento de sistema’.
OBS: O currículo deve estar no corpo do e-mail, pois não abriremos anexos.

Arte africana no Museu da Via/Fiocruz

Gente, imperdível a exposição "O CORPO NA ARTE AFRICANA" na Sala de Exposições do Museu da Vida (Av. Brasil, 4365 - Manguinhos). A abertura será no dia 17 de setembro, e a visitação vai de terça a sexta-feira - das 9h às 16h30 (com agendamento) e aos sábados, das 10h às 16h (livre).

O racismo de "Adelaide" de Zorra Total

            O Fórum Permanente de Igualdade Racial (FOPIR), que reúne organizações da sociedade civil e organizações negras  para o combate ao racismo e para a promoção da igualdade racial no Brasil, vem a público manifestar total repúdio ao programa Zorra Total, veiculado semanalmente pela TV Globo e, em especial, ao episódio intitulado “Adelaide”. Dissimulado como suposto humor, o programa exibe conteúdo explicitamente racista, sexista, recheado de estereótipos e ofensivo à população negra, ferindo gravemente os direitos humanos de milhões de brasileiros.

         “Adelaide” é o estereótipo de uma mulher negra pobre, sem instrução formal, que pede esmolas no metrÃ?. Cada episódio traz uma narrativa diferente, sempre com conteúdo racista e humilhante para negros e negras. No  programa que foi ao ar no dia 01/09/2012, “Adelaide” - interpretada pelo ator Rodrigo SantÂ?anna - chama ao palco sua filha, que é anunciada como “linda” e traz uma faixa atravessada sobre o  peito com os dizeres “urubu branco”. A menina é retratada com as mesmas características da mãe: sem dentes, cabelos “despenteados”, erotizada, dissimulada e usuária de uma forma  de linguagem cujo ob jetivo é o de desqualificar pessoas que não tiveram acesso ao ensino formal. O coreógrafo Carlinhos de Jesus é convidado para o quadro na condição de padrinho da menina e diz a esta que vai lhe presentear co m um pente de alisar o cabelo, evidenciando, mais uma vez, um conjunto de estereótipos ofensivos sobre as características de pessoas negras em geral. Se os conteúdos racistas veiculados por este quadro já haviam, desde o seu surgimento, ultrapassado todos os limites do respeito à dignidade humana, a utilização da imagem de uma personagem que representa uma criança se choca, de forma contundente, com o dever de proteção à infância e à adolescência.

         É inadmissível que um país de maioria negra, conforme o último Censo divulgado pelo IBGE, mantenha um programa televisivo que, em nome de um pseudo-entretenimento, utiliza-se de um suposto humor para humilhar e desrespeitar a dignidade humana da sua própria população. Os veículos de comunicação têm de estar comprometidos com a produção e difusão de conteúdos não discriminatórios e não estereotipados sobre os negros e negras, conforme foi destacado nas propostas prioritárias da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). Por isso, nós, do FOPIR, reforçamos a necessidade de os meios de comunicação dedicarem especial atenção a todo e qualquer conteúdo produzido e veiculado na mídia que possam reforçar a discriminação e o preconceito de quaisquer espécies.

Assinam a carta as organizações abaixo listadas:

1.     Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras - AMNB
2.    Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do estado do Rio de Janeiro – ACQUILERJ
3.    ABPN  - Associação Brasileira de Pesquisadores Negros
4.    Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas -  CONAQ
5.    Central Única de Favelas - CUFA
6.    Instituto de Estudos SocioeconÃ?micos - INESC
7.   Redes de Desenvolvimento da Maré
8.   Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT 
9.   Comissão de Jornalistas Pela Igualdade Racial do Rio de Janeiro (COJIRA-Rio)
10.  Fundação Ford
11.  Fundação Carlos Chagas
12.  Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros - IPEAFRO
13.  Baobá – Fundo para Equidade Racial
14.  Laboratório de Análises EconÃ?micas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais da UFRJ - LAESER
15.  Laboratório de Pesquisa em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento - LACED
16. Observatório de Favelas
17. Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa/IESP-UERJ - GEMAA
18.  Geledés - Instituto da Mulher Negra
19.  ODARA – Instituto da Mulher Negra
20.Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo (Cojira- SP)
21.Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Distrito Federal (Cojira-DF)
22. Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Étnico-Racial da Federação Nacional dos Jornalistas (Conajira/Fenaj) 

Passeio cultural no Morro da Conceição - Saúde e Gamboa

Um  dia, tenho certeza, este tipo de atividade de Turismo Cultural que acontce no Morro da Conceição, na região da Saúde e Gamboa, vai acontecer no Complexo de Manguinhos. Muita luta, muita determinação e parceria para mudar o rumo atual da prosa por um diálogo de várias vozes por uma Manguinhos de e para todos.

Mas, vamos à divulgação do encontro dos morros com o mar sempre foi um espetáculo inspirador. Aqui, não vai ser diferente! Entre o Morro da Conceição e o mar da Baía de Guanabara, você vai desbravar o vasto patrimônio desta rica região. O Museu de Arte do Rio - MAR, uma das âncoras culturais do Porto Maravilha, convida todos a participar de uma visita através dos roteiros guiados.

VISITAS GUIADAS
15-16 set > 10 às 17h
Ponto de partida: Espaço Meu Porto Maracvilha - R. Barão de Tefé esquina com Av. Venezuela
Saída a cada hora, duração aproximadamente de 1h30
Grupos de 20 pessoas
Um serviço de vãns fará o trajeto do galpão onde acontecerá o ArtRio até o espaço Meu Porto Maravilha.

ARTISTAS EXPONDO EM OUTROS ESPAÇOS
15-16 set
Teresa Speridião no Restaurante SaCabral
Adriana Eu no Adro da Capela de São Francisco da Prainha
Gustavo Speridião e Adriana Eu no ArtRio

PRAÇA MAJOR VALO
Dom dia 16 set > 15h
Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades
Escravos da Mauá

OBSERVATÓRIO DO VALONGO
Sex dia 14 set > 10h às 18h > Visitação pública e exibição de filmes
> 18h às 21h > Observação do céu
Sab dia 15 set > 10h às 18h > Visitação pública e exibição de filmes
> 18h às 21h > Observação do céu
Dom dia 16 set > 14h às 18h Visitação pública

Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde

Abertas as inscrições para mestrado e doutorado/2013 do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde, do Icict/Fiocruz -PPGICS/Icict está com as inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado, com admissão no primeiro semestre de 2013.

 

Os cursos se destinam a profissionais que atuam nos campos da Informação e Comunicação em Saúde ou correlatos e que desejem aprofundar e qualificar sua inserção nesses campos. 

As linhas de pesquisa a serem estudadas são:
- Informação, Comunicação e Inovação em Saúde e
- Informação, Comunicação e Mediações em Saúde.


Para o mestrado foram destinadas 12 vagas e para o doutorado, seis. As inscrições deverão ser feitas de 10 de setembro a 10 de outubro de 2012, pelo site da Plataforma Siga (www.sigass.fiocruz.br), seguindo as indicações: inscrição > Informação e Comunicação em Saúde - Icict.

O curso e as inscrições são gratuitos. Outras informações podem ser obtidas pelo endereço: www.ppgics.icict.fiocruz.br

Postais Periféricos


Gente, olhem que campanha bacana que está acontecendo no Facebook, criada pelo Grupo de Jovens Comunicadores Mídia Periférica. Com o slogan "Dando Voz à Periferia", o Mídia Periférica publica postais da galerinha do Facebook que more e mostre sua comunidade. O esquema é o seguinte: a pessoa entra na Fanpage do Mídia Periférica, manda uma foto bacana de um ponto que marque sua comunidade (fim de linha, beco, quebrada, vista panorâmica, rua direta), e um texto de no mínimo 3 linhas sobre a visão que você tem sobre sua comunidade. A foto - com o nome de sua comunidade - será editada e postadas na Fanpage do Mídia Periférica, e no Blog. A ideia é montar um acervo fotográfico, com imagens das quebradas e periferias, chamado de Postais das Periferias.
Usualmente, os postais produzidos pelos Correios e até mesmo calendários, em geral, apresentam imagens de lugares que não tem a ver com a realidade dos moradores de lugares periféricos. E esta proposta é justamente mostrar que a periferia também deve ser valorizada, pois, as pessoas que residem por lá, devem ter algo para elevar a autoestima geográfica. Nas comunidades há gente, afetividade, amizade, lugares bacanas: vida.
E, nada mais justo e fundamental, trazer a atenção dos que vem de fora para nossa comunidade, o governo tem que realizar um trabalho de turismo de base local, para que sejam formados guias de turismo dentro das comunidades, para que os turistas possam, ter interesse em conhecer nossas comunidades.
Quem tiver dificuldades em mandar fotos por mensagem, pode mandar por email: midiaperiferica@gmail.com; 
o link da Fanpage é: facebook.com/mídia.periférica;
Vamos mostrar a nossa periferia, como ela deve ser vista, com nosso olhar, com a beleza que vemos nela, e não deixar que os meios midiáticos sensacionalistas, marginalizem as nossas quebradas.