segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Relação entre movimentos sociais e saúde em debate


Nos dias 23 e 24 de outubro, o Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (Dihs), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), realiza um evento que alia a 7ª edição do Seminário Internacional Direito e Saúde e a 11ª edição do Seminário Nacional Direito e Saúde. O encontro tem como tema central Direitos Humanos, Saúde e Movimentos Sociais, e tem como objetivo o debate entre pesquisadores, educadores e estudantes sobre assuntos relacionados à saúde, democracia, direitos humanos e justiça. As inscrições estão abertas até 22 de outubro e devem ser feitas na página eletrônica do evento.
 
A programação é composta de quatro cujos assuntos tratados relacionarão os movimentos sociais aos diversos temas que permeiam os direitos humanos. A montagem das mesas privilegiou a participação de representantes dos movimentos sociais para discutir essas estratégias. Entre os palestrantes estão: o coordenador do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz, do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, José Manuel Pureza. A mediação ficará com a coordenadora do Dihs, Maria Helena Barros, e pelo diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho. As mesas seguintes discutirão os seguintes temas: Movimentos sociais no mar e na terraO lugar dos direitos humanos em uma sociedade global em crise; e A mídia e os movimentos sociais.  
 
O evento reafirma a parceria internacional da Fiocruz com o CES, na qual o Dihs atua como intermediador. Esse trabalho em conjunto envolve a elaboração de um programa de doutorado com dupla titulação entre as instituições e a realização de atividades de cooperação internacional em sete eixos temáticos. Em julho, o diretor do CES, Boaventura Sousa Santos, visitou o Brasil e participou de vários  movimentos sociais durante a Rio+20.
 

Seminário da Frente Estadual de Drogas e Direitos Humanos