quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Seminário Internacional "Saúde e Políticas de Drogas"

Nos dias 17 e 18 de dezembro, das 9h às 17h30, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (CBDD) e o Viva Rio, realiza o seminário internacional “Saúde e Política de Drogas: é Preciso Mudar”, a ser realizado no Museu da Vida, na Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ).

As inscrições podem ser realizadas pelo site:


Veja a Programação completa

Panorama Manguinhos - Encontro e Mostra Cultural

Domingo, 16 de dezembro, a partir das 14h, a Biblioteca Parque de Manguinhos apresenta o projeto Panorama Manguinhos - encontro cultural que reúne importantes trabalhos desenvolvidos ao longo do ano juntamente com outras ações ou projetos que se reúnem na Biblioteca, ou atuam no território de Manguinhos e bairros vizinhos.

O encontro, uma realização coletiva da Biblioteca Parque de Manguinhos, dos coletivos Ciab (Coletivo de Artistas de Benfica) e Norte Comum, dos grupos Samba de Benfica e de Hiphop de Manguinhos, dos projetos Samba sem Fome, Fábrica de Arte e Cidadania (grafite), e dos Laboratórios vinculados ao programa PalavraLab (Programa de Laboratórios da Palavra, da Biblioteca), Regiões Narrativas, Setor X, Lab do Ler e Manguinhos em Cena.

12h - PLANTIO DE MUDAS
Local: Praça em frente à Biblioteca

13h - ALMOÇO COLETIVO
Local: Hall do Cineteatro

14h às 15h30 -  APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS
PalavraLab - Programa de Laboratórios da Palavra da Biblioteca Parque de Manguinhos:
Laboratório de Narrativas Digitais - Regiões Narrativas
Laboratório de Produção Editorial Mumltimídia - Setor X 
Laboratório para a Infância - Lab do Ler
Laboratório de Dramaturgia - Manguinhos em Cena

Projetos convidados:
Solos Culturais (Observatório de Favelas)
Oficina Portinari (Casa Viva - Rede CCAP)
Local: Sala Meu Bairro

16h às 18h30 -  APRESENTAÇÕES E ATIVIDADES ARTÍSTICAS
Sarau Poético de Manguinhos

Lançamento do Livro "O ponto aumentado", de Carla Cintia
Exposição do pesquisador e fotógrafo Ricardo Pessanha
DJ Marcelinho
Roda de Samba com Samba de Benfica + Samba sem Fome

19h às 21h -  Espetáculo SINTONIA SUBRUBANA
Última apresentação do espetáculo teatral "Sintonia Suburbana", da Companhia de teatro Manguinhos em Cena

Serviço:
O quê? Panorama Manguinhos
Onde? O evento ocorrerá simultaneamente em diversos espaços da Biblioteca Parque de Manguinhos
Quando? 16 /12 (domingo), a partir das 14h
Quanto? Entrada franca

ICICT comemora os 30 anos do Programa Radis


No dia 18/12, terça-feira, das 14h às 17h, será realizada no Salão de Leitura da Biblioteca de Ciências Biomédicas, a comemoração dos 30 anos do Programa Radis.

A mesa da abertura contará com a presença do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, do diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Umberto Trigueiros, o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp), Antonio Ivo de Carvalho, e do coordenador do Programa Radis, Rogério Lannes Rocha.

Após a abertura, haverá um debate coordenado pelo diretor do Icict, com ex-presidente do Conasems e atual secretário de Gestão Participativa do Ministério da Saúde, dr. Luiz Odorico Monteiro de Andrade, o ex-coordenador da Radis, Ary Miranda de Carvalho, a pesquisadora do Laces, Janine Cardoso e o responsável pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Fiocruz, Wagner de Oliveira.

Os ex-coordenadores da Radis – Sérgio Góes de Paula, Célia Almeida, Ary Miranda de Carvalho, José Gomes Temporão (apenas uma edição), Tânia Celeste Nunes e Álvaro César Nascimento – estarão presentes e serão homenageados.