quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Terapia Assistida por Animais em hospitais públicos

Matéria da Agência Câmara (16/01/2013) afirma que a Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei nº 4.455/12, do deputado Giovani Cherini (PDT-RS), que regulamenta o uso de Terapia Assistida por Animais (TAA) nos hospitais públicos e em outros cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS).
Foto: http://leticiapets.blogspot.com.br/2012/12/caes-terapeutas.html
Essa terapia é a consiste na utilização de animais como instrumentos facilitadores de abordagem e de estabelecimento de terapias de pacientes.
Pela proposta, os hospitais do SUS deverão ter profissionais aptos a trabalhar com terapia assistida por animais. Para viabilizar o tratamento, o governo poderá celebrar convênios com hospitais veterinários e com organizações não governamentais que trabalham com animais.
Reconhecida em diversos países como uma técnica útil para socialização de pessoas, psicoterapia e diminuição de ansiedade, esta terapia possibilita a redução do período de internação dos pacientes. Para o deputado Cherini, "afagar um animal permite abrir um espaço potencial para expressar a criatividade e lidar com as emoções, o que denota a sua importância, principalmente nos processos de crise por hospitalização prolongada".
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

NOTA DO FÓRUM DE MANGUINHOS DE APOIO A ALDEIA MARACANÃ

O Fórum do Movimento Social de Manguinhos expressa sua solidariedade aos companheiros e companheiras da Aldeia Maracanã, comunidade indígena que é contrária à desocupação e à demolição do prédio antigo do histórico Museu do Índio no Rio de Janeiro.

O Fórum, na luta desde 2007 por garantia de direitos nas comunidades de Manguinhos, considera que as lutas nas favelas e a luta dos índios são igualmente necessárias para construirmos uma cidade do Rio de Janeiro com justiça social, habitação saudável e cidadania ativa para todos os trabalhadores(as).

Consideramos inaceitável qualquer ameaça ou despejo com uso de violência por parte de aparato policia, seguindo ordem do Governo do Estado. É fundamental para a cidade do Rio de Janeiro que seja mantido esse patrimônio histórico da cultura nacional, território dos povos tradicionais e de defesa da população indígena.

A luta por direitos da favela de Manguinhos é solidária a lutas dos índios da Aldeia Maracanã e diz NÃO a qualquer projeto elitista de cidade que dê mais valor a estacionamentos e espaços privados do que museus, escolas e espaços públicos socialmente importantes para a população!

Fórum do Movimento Social de Manguinhos 


Oportunidade de Trabalho: bolsista nível superior


A Coordenadoria de Cooperação Social seleciona bolsista com nível superior em qualquer área, com experiência em gestão/acompanhamento de projetos técnico-científicos em cooperação social.

Os projetos a serem trabalhados visam produzir resultados, impactos e mudanças qualitativas na saúde e nas condições de vida das populações em territórios vulnerabilizados, com a identificação e inserção de tecnologias sociais.

A carga horária é de 30h semanais e o valor da bolsa de R$ 1.400,00.

Perfil:
- Acompanhar e monitorar processos de gestão de projetos (administrativo, financeiro, processo de compras via sistemas on-line de acompanhamento de projetos, interface junto aos coordenadores dos projetos, etc);
- Participar do planejamento, elaboração e execução de reuniões sobre monitoramento e avaliação das atividades dos projetos, na elaboração de indicadores e no apoio à gestão técnico-científica no desenvolvimento de tecnologias sociais em saúde; desejável ter experiência em pesquisa de campo.

O processo seletivo será por meio de análise de currículo e entrevista.
Os interessados deverão encaminhar currículo até o dia 3/2 para o e-mail cooperacaosocial@fiocruz.br
Mais informações pelos telefones (21) 3885-1733/1818

OcupaALEMÃO


Vai rolar nesse sábado (26/01) às 19h, a 2ª edição do #OcupaALEMÃO.

O #OcupaALEMÃO é um movimento da juventude da favela com o objetivo de apropriar e legitimar o espaço público de seu território, ruas e vielas, como um espaço potente e propício à criação cultural, artística e ao lazer. A primeira edição aconteceu em novembro de 2012, na praça do conhecimento, localizada na comunidade Nova Brasília, com a pauta sobre a segurança pública e a abordagem policial no morro. Dessa vez, a programação vai rolar no Largo do Bulufa, localizado na comunidade da Grota, com a pauta sobre o Lixo: "Meu, Seu e Nosso" e sobre a Resolução 013, que prevê que a polícia, dentro do território da favela, tem o poder de vetar ou retirar a licença de qualquer evento cultural de acordo com seus próprios critérios do que é ou não válido.

#OcuparéumDIREITO @OcuparéumDEVER Vem com a gente nessa!

Por causa de amigos e companheiros de luta é que o evento acontece. Com a parceria da Escola Popular de Comunicação Crítica - ESPOCC, movimento Fora do Eixo, Rocco Prod Sam , rapper Raphael Calazans e Jessé Rodrigues.

Manifesto do EJA-Manguinhos

Manifesto por uma educação cidadã e ativa em Manguinhos!

Em Manguinhos, vivem hoje aproximadamente 50 mil pessoas. Registrando, atualmente, o sétimo pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município do Rio de Janeiro, Manguinhos reflete a violenta desigualdade brasileira. 

A violência marca diretamente as suas comunidades (favelas), que convivem com desrespeito diário aos seus direitos humanos. Dentre as diferentes necessidades de serviços públicos em Manguinhos, identificamos a carência de uma educação pública qualificada e com participação ativa dos moradores.

O tempo de estudo dos moradores de Manguinhos e de outras favelas da cidade é curto, se comparado com outros bairros da cidade. 

A média de anos de estudo das pessoas responsáveis por domicílios permanentes em favelas em Manguinhos é de 5,14 anos, enquanto nos bairros do entorno, por exemplo: Higienópolis, 9,10, Maria da Graça, 9,31 e Bonsucesso, 8,18 (SME, 2010). Por que isso acontece? 

Acreditamos que acontece porque as dificuldades nas condições de vida (habitação, saneamento, educação) e de trabalho (desemprego, salários ruins, condições precárias de trabalho) em Manguinhos, Mandelas e Amorim não deixam os moradores e suas famílias estudarem. 

Existe muita vontade de estudar e capacidade de melhorar a vida em Manguinhos, mas essas dificuldades são barreiras reais para os moradores. Para melhorar a educação, precisamos transformar as condições de vida para os moradores estudarem. Para melhorar as condições de vida, precisamos transformar a educação dos moradores.

Apenas cerca da metade dos alunos matriculados no ensino médio residentes nas comunidades de Manguinhos tem entre 15 e 18 anos, faixa etária considerada adequada para esse nível de ensino. 

Além disso, 50% dos seus moradores não possuem o ensino fundamental completo e 65% não possuem o ensino médio completo. Existe uma defasagem idade-série e uma necessidade ainda grande por oferta qualificada de ensino médio e fundamental para jovens e adultos das comunidades.

A Educação de Jovens e Adultos de Manguinhos (EJA-Manguinhos) existe há 9 anos e vem sendo parte de um movimento importante para ampliar uma educação cidadã e crítica para os moradores de Manguinhos. Acreditamos que apenas a organização dos moradores e suas propostas podem mudar a favela e exigir do poder público mais investimento e apoio. Para isso, precisamos de mais diálogo entre as organizações populares das favelas, escolas e poder público.

Juntos, podemos melhorar as condições de vida e a educação em Manguinhos!

Oportunidade de trabalho: professores EJA-Manguinhos


A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz (EPSJV/Fiocruz) está selecionando candidatos para ocuparem 10 (dez) vagas de Professor do Curso de Educação de Jovens e Adultos de Manguinhos (EJA-Manguinhos).

ESPECIFICAÇÃO DAS VAGAS

Vínculo: bolsista Fiotec
Tempo de Duração da Bolsa: 6 meses
Valor da bolsa: variável de acordo com a carga horária
Vaga: 10 (dez)
Escolaridade: Formação/graduação na área de interesse
Locais de Trabalho: EPSJV (Fiocruz) e Rede CCAP (Vila Turismo)
Setor Responsável: Vice-Direção de Ensino e Informação

Áreas de interesseNº de vagas    Carga horária
Espanhol (séries finais do Fundamental e Médio)          1          12h
Filosofia (Médio)          1          12h
Física (Médio)           1                         9h
Geografia (Médio)          1            9h
História (Médio)                                                                     1          12h
História/Geografia(séries iniciais do Fundamental)          1            8h
Matemática (séries iniciais do Fundamental)          1            9h
Português (séries finais do Fundamental e Médio)          2         12h
Química (Médio)          1         15h

Período de envio do currículo: 22 a 24 de janeiro de 2013
Análise de currículos: 25 a 28 de janeiro de 2013

Atividades:
- Ministrar aulas no horário noturno na EJA-Manguinhos;
- Participar das reuniões de professores semanais;
- Participar das reuniões de planejamento e de elaboração de material paradidático.

Observações:
São pré-requisitos desejáveis: experiência anterior em EJA; experiência com movimentos sociais, política pública e/ou educação em território de favela; experiência com educação em saúde.

O currículo deverá ser enviado no corpo do e-mail e encaminhado para o endereço eletrônico ejamanguinhos@fiocruz.br , registrando no campo  assunto   "seleção professor EJA-Manguinhos". A coordenação do curso entrará em contato com os candidatos selecionados para entrevista até o dia 28/01/2013.

A EJA-Manguinhos (Educação de Jovens e Adultos de Manguinhos) é um curso desenvolvido a partir da parceria entre a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), a Cooperação Social da Fiocruz e a OSCIP local, chamada Rede CCAP. O trabalho é desenvolvido com turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio e compreende dois espaços de atuação: três turmas estão instaladas no espaço físico da Rede CCAP, localizada em Vila Turismo, no interior do Complexo de favelas de Manguinhos; e quatro turmas ocupam o espaço físico da EPSJV, unidade da Fiocruz.

Pois é...