sábado, 16 de março de 2013

Hilton Cobra assume a Fundação Cultural Palmares

"Assumo a direção da Fundação Cultural Palmares amparado pela minha experiência de artista e militante. A Palmares tem que ser célere no que se refere à solução definitiva das certificações das comunidades quilombolas; dar firme atenção às comunidades tradicionais de matriz africana e criar um plano de trabalho que possibilite a proximidade dos produtores e artistas negros nas esferas do poder econômico brasileiro". Hilton Cobra

Com esta fala, José Hilton Santos Almeida, "Cobrinha" como é conhecido, foi nomeado, em fevereiro último, à convite da ministra da Cultura, Marta Suplicy, para o cargo de presidente da Fundação Cultural Palmares. Representante do movimento negro, das comunidades de matriz africana e da classe artística, ele substitui Elói Ferreira de Araújo, que ocupava o cargo desde março de 2011.

O presidente pretende colocar a FCP no rumo de uma instituição de proposição e articulação, junto a outros órgãos do MinC (Fundação Nacional de Artes, Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Casa de Rui Barbosa, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Instituto Brasileiro de Museus e Agência Nacional do Cinema) e empresas pública e privada, para implementar políticas públicas que ampliem o acesso de produtores, artistas, escritores, intelectuais, pesquisadores e as comunidades quilombolas e religiosas negras aos meios econômicos e financeiros do país.

De acordo com Cobra, nos últimos anos, a Fundação tem sido conhecida como uma produtora de grandes eventos. “Sou absolutamente contra a participação da Palmares na produção/execução de eventos dessa natureza. A Palmares deve ser uma instituição fomentadora de discussões acerca do fazer artístico, criando fóruns para o aprimoramento estético artístico, a profissionalização dos meios de produção, o enriquecimento intelectual e a produção do conhecimento”, explica. “Em lugar de produzir/executar grandes eventos como, por exemplo, shows musicais em praça pública, buscaremos dar condições para que os produtores produzam e realizem”, acrescenta.

Amparado a esse compromisso é também sua meta estruturar e modernizar as áreas finalísticas da instituição. O propósito é potencializar de fato o Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC), um setor que para ele é a alma da FCP, cujo principal objetivo é “apoiar a produção e disseminação de informações e conteúdos sobre a cultura afro-brasileira”, ou seja, incentivar e produzir conhecimento.

Clique abaixo e conheça alguns momentos da trajetória de Hilton Cobra, presidente da Fundação Cultural Palmares.

Oportunidade de Trabalho Temporário: administrativo

O Serviço de Compras, da Vice-Direção de Desenvolvimento Institucional e Gestão da Fiocruz está disponibilizando uma vaga para prestação de serviços administrativos na área de compras. 

Os interessados devem enviar currículo para rejane@ensp.fiocruz.br até o dia 22 de março. 

Os candidatos pré-selecionados serão convocados para entrevista. 

É necessário ter disponibilidade para 8 horas diárias de trabalho; o período de contratação será de três meses.

Os requisitos para preencher a vaga são: ensino médio completo, conhecimento em sistemas operacionais Windows (XP e Vista), conhecimento do pacote Office e experiência na área administrativa.