domingo, 24 de março de 2013

Atividades esportivas no final de semana em Manguinhos

O Pessoal Responsável que atua no Núcleo de Manguinhos vem oferecendo através de atividades como: Judô, Ginastica, Hidro, Natação e Atividades de Quadra, sempre aos finais de semana. 


Aqui, estão alguns registros fotográficos do empenho misturado com alegria de todo o pessoal envolvido nas atividades do sábado e domingo, 23 e 24 de março. Entre eles, Sensei Gabu, professora Ilza,  a técnica de enfermagem Dora.

O Blog como instrumento didático


TERÇAS CULTURAIS, na Casa da Leitura/ Fundação Biblioteca Nacional em Laranjeiras, apresenta no dia 26/03, às 19h: BLOG: DA INTERNET À SALA DE AULA
O projeto Terças Culturais debate as mudanças nas formas de expressão do jovem com a  internet. 
Pesquisa da Professora Carmen Pimentel publicada no livro intitulado  Blog: da internet à sala de aula propõe uma discussão do que é de uso público ou privado.  
Da época em que os segredos eram escritos e guardados nos diários  até os dias de hoje em que os textos são expostos em blogs com livre acesso de todos,  houve uma transformação. 
Até que  ponto há interferência da escrita digital na produção dos jovens em formação? E como essa ferramenta pode ser usada pelos professores  para estimular o aprendizado dos alunos?
                                            
CARMEN PIMENTEL - É doutora em Língua Portuguesa pela UERJ, mestre em Informática pela UFRJ e graduada em Letras pela UERJ. 
Professora de língua portuguesa, redação e literatura que atua há mais de 23 anos no ensino fundamental, médio e universitário. 
Atualmente é Coordenadora Nacional do PROLER - Programa Nacional de Incentivo à Leitura da Fundação Biblioteca Nacional/ MinC e Diretora da Casa da Leitura, sede do PROLER .
Serviço:
O que? BLOG: DA INTERNET À SALA DE AULA
Quando? 26 de março, terça-feira, 19h
Onde? Casa da Leitura/ Fundação Biblioteca Nacional, na Rua Pereira da Silva, 86 – Laranjeiras. Entrada Franca

Rio de Janeiro pode perder o Feriado de Zumbi, Dia da Consciência Negra!!!

Entre os festejos comemorativos ao Dia da Consciência Negra
no Espaço Cultural Capela São Daniel no Parque João
Goulart - Manguinhos - moradora se informa e forma conceitos
sobre esta data tão especial e cara aos brasileiros.
Zumbi, herói negro da resistência à escravidão no Brasil, que chefiou o Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em Alagoas, deve estar se perguntando porque incomoda tanto ter uma data - 20 de novembro - em que se homenageia a luta de negros e não negros contra a opressão escravocrata e colonialista no país: Dia da Consciência Negra. 
É que de acordo com a ADI 4091 ajuizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC, distribuída ao Ministro Teori Zavascki, pode declarar a inconstitucionalidade da lei 4.007/2002, que criou o Feriado de Zumbi dos Palmares, no 20 de novembro. 

A ADI é uma ação que tem por finalidade declarar que uma lei ou parte dela é inconstitucional, ou seja, contraria a Constituição Federal.

Almoço de congraçamento com moradores
e amigos de Manguinhos,
no Espaço Cultural Capela São Daniel
Segundo o blog de Humberto Adami, presidente do IARA – Instituto de Advocacia Racial e Ambiental – esta instituição foi admitida como "Amicus Curiae" e estará presente ao julgamento, fazendo sustentação oral, tão logo seja marcado.

Amicus curiae é termo de origem latina que significa "amigo da corte". Atualmente é uma espécie peculiar de intervenção de terceiros em processos, onde uma pessoa, entidade ou órgão com profundo interesse em uma questão jurídica levada à discussão junto ao Poder Judiciário, intervém, a priori como parte "neutra", na qualidade de terceiro interessado na causa, para servir como fonte de conhecimento em assuntos inusitados, inéditos, difíceis ou controversos, ampliando a discussão antes da decisão final. 

A AGU (Advocacia Geral da União) e MPF (Ministério Público Federal) se manifestaram pela inconstitucionalidade da lei, entendendo que o Estado do Rio não poderia criar o feriado, sendo tal competência da União Federal. "O cancelamento do feriado, se ocorrer, trará prejuízos culturais inestimáveis", afiançou o advogado e mesre em Direito, Humberto Adami.

Só para arrematar esta triste notícia de como se processa a dificuldade de manutenção de auto-estima da diversidade étnico-racial no Brasil, em 2013 completamos dez anos da Lei 10.639/2003 que alterou a carta magna da Educação brasileira - Lei de Diretrizes e Bases (LDB) - que tornou obrigatório o ensino da história da resistência negra brasileira e da história africana no currículo escolar, da rede pública e privada, da educação infantil até o ensino médio. Posteriormente, foi promulgada outra lei para abranger a história das culturas indígenas através da Lei 11.645 que fez nova alteração na LDB.   

Fonte: http://humbertoadami.blogspot.com.br


Ação social no Mandela 1: Exame de Vista

Uma boa notícia para os moradores de Manguinhos: Ação Social "com exame de vista" no Mandela 1, promovida pela sua Associação de Moradores no domingo 24/03.

A ação, coordenada por Jaqueline, presidenta da associação, foi iniciada às 10h sendo encerrada às 14h, e aconteceu na Rua Leopoldo Bulhões, 800, Mandela 1, na Rua 6, Quadra 6 Casa 21.

Os moradores tiveram acesso ao exame de vista - computadorizado inteiramente gratuito - com a indicação, em casos de necessidade, do uso de lentes corretoras. Para isso, os interessados foram instruídos a levarem documento de identidade, CPF e cópia de comprovante de identidade.

Oportunidade de Estágio: Jornalismo

Grupo Editorial Record


Principais atividades:
- Criação de filipetas, marcadores de páginas e outros materiais promocionais
- Criação de campanhas, impressas e por e-mail, destinadas à fidelização da base de leitores cadastrados
- Assistência no atendimento e venda ao leitor

Requisitos:
- Estar cursando do 4º ao 7º período de Publicidade
- Ter bom texto
- Conhecimento e noções de layout
- Photoshop e Illustrator
- Pacote Office

Características e benefícios:
- 6h diárias
R$ 620,00 (aproximadamente)
- VT
- Almoço gratuito na empresa

Currículo com período e portfólio (diferencial): Assunto - ESTÁGIO MKT DIRETO para rodrigo.silva@record.com.br até o dia 28 de março. 

Dia Mundia da Tuberculose


Gente, a coisa é seríssima quando se fala em Tuberculose, e fica pior ainda quando associada ao HIV/Aids. O texto pode parecer longo, mas vale a pena dar uma olhadinha, nem que seja para a auto-prevenção. 

No Dia Mundial de Luta de Luta contra à Tuberculose – 24 de Março, organizações da sociedade civil continuam reivindicando chamar a atenção para a responsabilidade que o Estado Brasileiro tem para com esta doença que se associa com HIV/Aids. A reivindicação é feita pelo Fórum ONGs TB-RJ, instância de articulação, mobilização e representação política do coletivo de 190 entidades envolvidas no combate à Tuberculose, composto por ONGs, Ativistas, lideranças comunitárias, redes sociais e pessoas afetadas pela TB/HIV/Aids.

A proposta deste coletivo é marcar a data e tornar pública a notificação do Dia Mundial de luta contra a Tuberculose - 24 de Março, e convidar à todos os Brasileiros a participarem da mobilização e intensificação das ações de combate a tuberculose.

Em 24 de março próximo - Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, a Organização Mundial de Saúde, o Ministério da Saúde em conjunto com organizações da sociedade civil, e diversos atores se mobilizam para chamar a atenção sobre a emergência Global da tuberculose e a associação TB/HIV/Aids no mundo. A data visa chamar a atenção da população e cobrar das autoridades ações políticas, técnicas e sociais mais concretas para o combate à Tuberculose e denunciar a negligência da saúde junto ás populações mais vulneráveis à TB.

Outro ponto importantíssimo é o de não se perder de vista a discussão acerca da resolução do Conselho Nacional de Saúde - CNS nº 444, de 06 de julho de 2011, sobre a tuberculose como forma de monitoramento da sua execução.

RESOLUÇÃO Nº 444, DE 6 DE JULHO DE 2011, que entre várias considerações – como a de que o enfrentamento da tuberculose está na agenda de prioridades do Ministério da Saúde e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa o 19º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos no mundo e que, no ano de 2009, foram notificados 72 mil novos casos e morrem aproximadamente 4.8 mil pacientes no país ao ano – apresenta 16 ações e estratégias de fortalecimento do SUS de fundamental importância para o enfrentamento da tuberculose no país a partir de parâmetros estabelecidos nos Pactos Pela Vida, Pacto de Gestão e Pacto em Defesa do SUS.

Entre estas medidas estão: 
- Estabelecer que as atividades finais do Programa sejam executadas pelas unidades regulares de saúde nas três esferas de gestão com ênfase na Atenção Primária; Implantar o teste rápido para a tuberculose em todo o país; 

- Viabilizar a produção nacional dos medicamentos em dose fixa combinada ("4 em 1"); Desenvolver ações e estrategias que considerem as necessidades das comunidades empobrecidas, da população negra, da população em situação de rua, população privada de liberdade e comunidades indígenas e pessoas vivendo com HIV/AIDS a fim de aperfeiçoar o controle da tuberculose junto a essas populações; 

- Constituir um comitê Intersetorial com a participação da sociedade civil, para o desenvolvimento de ações conjuntas de modo a enfrentar os determinantes sociais relacionados à tuberculose, em especial, os que possuem relação direta com a pobreza e a dificuldade de acesso; 

- Garantir que as ações de prevenção e controle da tuberculose sejam priorizadas nas ações de governamentais de desenvolvimento econômico e social a exemplo do Plano de Aceleração do Crescimento - PAC;

- Garantir a produção e veiculação de campanhas de Prevenção, Educação e Sensibilização sobre Tuberculose de massa com caráter permanente.