quinta-feira, 25 de abril de 2013

COMUNICADO SOBRE AS ENTREVISTAS do Projeto Articulação Nacional Juventude Viva


Prezados candidatos e candidatas

Primeiramente gostaríamos de agradecer o grande interesse demonstrado em todo o país pelo projeto Articulação Nacional Juventude Viva.  É inspirador o contato de tantas pessoas mobilizadas e atuantes nessa área, o que nos confere, ao mesmo tempo, grande responsabilidade e complexidade para selecionar, em meio a muitos profissionais competentes, aqueles e aquelas que irão trabalhar na articulação do Plano Juventude Viva junto a este projeto.  

Gostaríamos de reforçar que nosso processo seletivo não é um concurso público, mas sim um processo simplificado para seleção de bolsistas para o projeto Articulação Nacional Juventude Viva.  Dito isso, é importante salientar que, na primeira fase da seleção utilizamos uma metodologia de pontuação, prevista no item 6.1 do Edital, para escolher, em meio a 600 candidatos (aproximadamente), aqueles 90 candidatos (10 por vaga) que iríamos entrevistar.

Nesse momento cabe novamente deixar nítido que, conforme publicado no blog Participação Cidadã, no dia 3 de abril de 2013, foram convocados para a entrevista os candidatos com pontuação mais alta, seguindo o critério: 10 (dez) candidatos por vaga disponível (Exemplo: BA 30 [trinta] pessoas, DF 10 [dez] pessoas). No caso de empate, foram considerados os critérios de desempate especificados no item 7.1 do Edital.  No caso de permanência do empate, ambos foram chamados para a entrevista. Cabe dizer ainda que no dia 9 de abril de 2013 foi publicada a lista de habilitados por Estado retificada, após a divulgação do resultado dos recursos, inclusos aqueles que tiveram seus recursos deferidos.  Para essa nova lista foi utilizado o mesmo critério de desempate referido acima. 

Dessa forma, esclarecemos que a pontuação foi utilizada para a primeira etapa da seleção, indicando quais candidatos passariam à fase de entrevistas. Cabe assinalar que, para a fase de entrevista, todos os candidatos concorreram em condições de igualdade. 

Para sanar possíveis dúvidas sobre os critérios utilizados para a avaliação da entrevista, informamos que foram considerados o desempenho durante a mesma, relativos ao domínio e à experiência nos seguintes temas, conforme item 2.2 do edital – Perfil:  Raça e Etnia, Juventude, Mobilização Social, Violência, Segurança Pública e Cidadania, Gestão de Políticas Públicas ou Intersetorialidade, além da experiência em articulação de redes com o poder público, equipamentos sociais, Ongs, instituições e lideranças comunitárias.

Além desses fatores, consideramos a relação dos candidatos com as áreas fins do projeto (relacionadas no parágrafo acima) e a motivação para colaborar com o mesmo, expressos no currículo e na Carta de Intenções. 

Esperamos com esse comunicado dirimir dúvidas em relação a etapa das entrevistas.

Atenciosamente
Coordenação do Processo Seletivo Simplificado
Articulação Nacional Juventude Viva