sábado, 11 de maio de 2013

SNJ e Fiocruz fazem seminário de capacitação de articuladores regionais do Plano Juventude Viva

Do dia 6 a 10 de maio, foi realizado, realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília, o Seminário Nacional de Capacitação dos Articuladores Regionais do Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra, o Juventude Viva. 
O seminário é fruto da parceria entre a SNJ e a Fiocruz, por meio da assinatura de um termo de cooperação para capilarizar e territorializar a implementação do Plano em pelo menos oito estados, além de Alagoas, onde foi iniciado em setembro de 2012. 
A secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, participou da abertura do encontro, onde falou sobre as políticas públicas de juventude, contextualizando-as no atual cenário brasileiro. Em seguida, a  coordenadora do Plano pela SNJ, Fernanda Papa, abordou o  tema “Juventude Viva: caminhadas e perspectivas”. E, Mayalu Matos, coordenadora da Cooperação Social da ENSP//Fiocruz, contextualizou a parceria entre a Fiocruz e a SNJ que possibilitou o desenvolvimento da Rede de Articulação Juventude Viva.

O objetivo do projeto é a formação de uma rede de articuladores com o intuito de mobilizar a sociedade civil e instituições públicas para apresentar e implementar o plano nos estados e municípios prioritários. Para tanto, a Fiocruz lançou edital para a seleção de profissionais que irão atuar na mobilização social, formação de rede e articulação intersetorial de políticas públicas no âmbito do projeto Articulação Nacional Juventude Viva.