segunda-feira, 20 de maio de 2013

Lançamento de livro no Sarau de Manguinhos

Pessoal, se preparem, pois no dia 23 de maio (quinta-feira), a partir das 18h30, haverá lançamento do livro “OUTRA - Poesia reunida no Sarau de Manguinhos” no Hall do Cineteatro. Na ocasião, os poetas Adriana Kairos, Aline Leite, André Capilé, Claudio Barreto, Elesbão Ribeiro José Pereira Dias,  Maria do Socorro, Maura Santiago, Monique Nix e Mozileide Neri estarão declamando trechos de poesias.

A organização e apresentação ficará por conta dos MC (mestres de cerimônias) Alexandre Faria e Oswaldo Martins.

É bacana saber que o Sarau Poético de Manguinhos teve sua primeira edição em 15 de dezembro de 2001. 

O Sarau foi organizado por professores e alunos do Pré-Vestibular Comunitário de Manguinhos (PVCM), um movimento de educação popular, laico e apartidário, que atuou no campo da educação através da capacitação para o vestibular de estudantes economicamente desfavorecidos de Manguinhos e de outros bairros do entorno. 

O PVCM funcionou durante mais de dez anos através da autossustentação, com divisão das despesas pelos alunos e responsáveis. Os professores e coordenadores sempre foram voluntários e atuaram dispensando qualquer tipo de remuneração pelo trabalho realizado. 

O primeiro sarau poético foi proposto no âmbito das aulas de literatura, mas rapidamente a poesia derrubou os muros da sala de aula e espalhou-se como ramas. Desde então, Manguinhos passou a reunir, nos dias de Sarau, poetas de diversos bairros e favelas do Rio. Zona Sul, Subúrbio e Baixada se concentravam naqueles encontros poéticos. 

Em 2010, o Sarau deixou a sede do PVCM (cedida pela Igreja Santa Bernadete) e mudou-se para o hall do Cineteatro da Biblioteca Parque de Manguinhos. Ali passou a manter frequência mensal e o mesmo germe aglutinador da diferença, da auteridade. 

Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra

                           
A Câmara Municipal de Osasco (SP), juntamente com o Movimento de Luta Popular e Mães de Maio, e apoio da Secretaria Nacional da Juventude promove Audiência Pública nesta terça-feira, 21 de maio, às 19h, para tratar sobre o Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra, nominado Plano Juventude Viva.


A intenção é explicar, reexplicar, enfim, mostrar por A+B os altos índices de assassinatos de jovens negros na faixa de 15 a 29 anos para que sensibilizados os gestores e a sociedade civil adiram ao Plano Juventude Viva.

O Plano Juventude Viva é uma iniciativa do Governo Federal, coordenada pela Secretaria Geral da Presidência da República / Secretaria Nacional de Juventude e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), que reúne ações de prevenção para reduzir a vulnerabilidade de jovens negros a situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia para os jovens. 

As ações do Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra (Juventude Viva) visam a ampliação dos direitos da juventude, a desconstrução da cultura de violência, a transformação de territórios atingidos por altos índices de homicídios e o enfrentamento ao racismo institucional, com sensibilização de agentes públicos para o problema.

Favela no Rio ganha 'banho de loja': Oremos.!!!

Matéria publicada pela Agência Estado fala da maquiagem que se fará quando da visita do Papa Francisco à Manguinhos. Vale a pena ler a matéria toda, porque a resposta às observações de moradores estão no final do texto. Obviamente, que uma resposta pra lá de conhecida...


A favela de Varginha, que será visitada pelo papa Francisco, passa por uma verdadeira reforma. O asfalto está sendo recapeado, o campo de futebol, onde Francisco falará para os moradores, já recebeu nova iluminação, garis varrem a rua todos os dias, e o muro da escola municipal passará a ter grade. Tudo isso se restringe ao trecho de 300 metros da Rua Carlos Chagas, onde Francisco vai passar. Moradores se queixam que as obras são para o "papa ver" e não há mudanças estruturais.

A dona de casa Ivanete de Jesus, de 28 anos, queria que Varginha, em Manguinhos, na zona norte, recebesse a visita do papa pelo menos uma vez por ano. "Só assim para a prefeitura arrumar tudo o que tem pra fazer", afirma. Desde que Varginha foi anunciada pelo Vaticano como um dos locais a ser visitado pelo papa Francisco, há 10 dias, equipes da prefeitura trabalham na Rua Carlos Chagas, principal acesso à comunidade. Mas as obras se concentram no curto trecho entre a entrada da favela, onde está a Igreja de São Jerônimo Emilliani, e o campo de futebol, onde o tricampeão Jairzinho treina adolescentes.
O comerciante Manoel Arcanjo, de 55 anos, morador de Varginha há 46, conta que a Carlos Chagas foi asfaltada nos anos de 1970. Depois, nunca mais teve manutenção, apesar das inundações constantes do Rio Faria Timbó. "Estão fazendo obra para o papa ver. Quero que façam as obras que ele não vê, como as de saneamento e ligação de água", afirmou Arcanjo. Ele lembra ainda que Varginha não se resume a Rua Carlos Chagas. "Não tem nenhum funcionário da prefeitura nas outras ruas."
Desde o anúncio da visita, o campo de futebol ganhou um novo poste com refletores. A Rioluz também trocou todo o cabeamento até o transformador. Carros abandonados que ocupavam o acostamento da Rua Carlos Chagas já foram rebocados. Garis passaram a varrer a rua diariamente, o que não acontecia. "Eles vinham e tiravam o lixo da caçamba, mas não tinha gente aqui fazendo a limpeza. Espero que eles continuem a vir depois da visita do papa", disse Ivanete.
Procurada, a assessoria de Imprensa da Rio Eventos, empresa da prefeitura que trata de assuntos relacionados à Jornada Mundial da Juventude, informou que Varginha foi pacificada recentemente, permitindo a realização de serviços públicos. Já havia um cronograma de intervenções da prefeitura para a região de Manguinhos, mas, por conta da visita do papa, algumas ações tiveram de ser antecipadas.