quinta-feira, 6 de junho de 2013

Fiocruz promove festa da vacinação neste sábado

O Brasil promove em 2013 a 35ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Com a campanha, a Fundação abrirá as portas de seu campus de Manguinhos neste sábado (8/6) para a 20ª edição do Fiocruz pra Você, evento que transforma a instituição no maior posto de vacinação do país. 

O objetivo do Ministério da Saúde (MS) é vacinar 12,2 milhões de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade. Na Fundação haverá mais de 60 atividades gratuitas, como espetáculos de dança, música e teatro, brincadeiras para as crianças, programação esportiva, oficinas de capoeira, pipas, malabares, pintura e desenho, escovódromo (em que profissionais de saúde ensinarão a fazer corretamente a higiene bucal), informações sobre promoção da saúde (como testes de hipertensão e diabetes), contação de histórias, feira de ciências, visita guiada ao Castelo da Fiocruz e muito mais, de 8h às 17h.

Além do campus de Manguinhos, também haverá vacinação e atividades em outras unidades da Fundação: no Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), em Jacarepaguá, no Instituto Fernandes Figueira (IFF), no Flamengo, e em Minas Gerais, na Bahia e no Amazonas. 

É importante ressaltar que apenas as crianças que estiverem com a carteira de vacinação receberão o imunizante. No Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, a Fundação organiza uma festa para toda a população.

Fonte: http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=5387&sid=9

Vamos Umbigar?

Como é que é?

Nos dias 8 e 9/06, sábado e domingo, a partir das 18h, a atriz Juliana Manhães apresenta no Cineteatro da Biblioteca Parque de Manguinhos, o espetáculo UMBIGAR.

O espetáculo aborda através das danças de umbigada afro‐brasileiras, uma gestualidade própria a partir do coco, lundu, tambor de crioula, jongo e samba de roda, explorando com densidade e beleza o universo feminino e suas facetas com os ciclos de vida e morte, passando pelo nascimento, a procriação, a sedução e a leveza. Mistura elementos da cultura popular brasileira com matrizes africanas a questões contemporâneas.